MAURICE LEBLANC – The Arrests

Maurice Leblanc

Maurice Leblanc (1864 – 1941) foi um contista e romancista francês. Muitas de suas obras contam as aventuras e desventuras de seu personagem mais famoso – o ladrão de casaca Arsène Lupin, cujas estórias extraordinárias foram recentemente publicadas no Brasil pela Editora Zahar. Leblanc teve um notável atrito com Arthur Conan Doyle ao incluir Sherlock Holmes como arquirrival de Arsène Lupin sem autorização do autor inglês. Depois de embate judicial e devido à audácia de Leblanc, o detetive inglês ressurge como Herlock Sholmes. Autor e personagem foram homenageados em mangás, a exemplo de Lupin III; animações, tal como O Castelo de Cagliostro; e também jogos eletrônicos, como Persona 5.

Sobre o texto

“The arrests” é o primeiro capítulo de The Crystal Stopper,de Maurice Leblanc (no original: Le Bouchon de cristal), publicado pela primeira vez em 1912. O romance, protagonizado por Arsène Lupin, se inicia com um roubo à Villa Marie-Therese, onde reside o deputado Daubrecq e onde se encontra a titular tampa de cristal – um objeto aparentemente sem chamativos, mas que se torna o pivô de múltiplos conflitos.

Sobre o tradutor

Willian Machado é licenciado em Letras: Português-Inglês pela UFRJ (2018) e, atualmente, é professor de inglês. Fundou e edita a Revista intransitiva, que publica diferentes gêneros literários. Se descobriu tradutor no meio do caminho, foi monitor de disciplina sobre Estudos da Tradução durante a graduação e hoje atua como freelancer. E-mail para contato: willian.machadoamorim@gmail.com.

Trecho da tradução

“Você bem vai é não fazer nada desse tipo, Vaucheray, entendeu?”, disse Lupin assertivamente, e correu atrás do valete. Ele primeiro atravessou a sala de jantar, em que viu um lampião ainda aceso, rodeado por pratos e uma garrafa, e encontrou Leonard no fundo da despensa, fazendo vãos esforços para abrir a janela. (Texto completo para download, 570KB)

Como citar esta tradução

LEBLANC, Maurice. The Arrests. Tradução, prefácio e notas: Willian Machado. Acácia – revista de tradução, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 292-348, 2019. ISSN 2595-3915. Disponível em: <//www.revista-acacia.com.br/2019/01/maurice-leblanc>.

www.000webhost.com