MATILDE SERAO – L’imperfetto Amante (Nino Stresa)

Matilde Serao

Matilde Serao (1856 — 1927), nascida na Grécia e criada no Reino das duas Sicílias em Nápoles, foi escritora e jornalista italiana. Ela foi a primeira mulher a fundar e dirigir um jornal, Il Corriere di Roma, experiência que depois repetiu nos Il Mattino e Il Giorno, em Nápoles. Nos anos vinte, foi indicada seis vezes, sem ganhá-lo, ao prêmio Nobel de Literatura concorrendo também com Grazia Deledda em 1926. Além disso, foi uma das primeiras mulheres a se separar do marido.

Sobre o texto

A obra examinada chama-se Gli Amanti (1894), e é constituída por treze contos; o prototexto considerado intitula-se L’imperfetto Amante (Nino Stresa). No conto, dona Grazia conhece Nino Stresa durante um baile e, apesar das primeiras desagradáveis impressões – depois de um comprido cortejo, os dois começam um relação erótico(-sentimental?). O trecho proposto diz respeito aos pensamentos da protagonista relativamente a nascimento e morte da união com Nino Stresa, símbolo de uma masculinidade tóxica, de um amante imperfeito.

Sobre o tradutor

Giorgio Buonsante é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando em Línguas e Literaturas europeias, americanas e pós-coloniais pela Università “Ca’ Foscari” di Venezia. Graduado em Comunicação Linguística e Intercultural pela Università degli Studi “Aldo Moro” di Bari (2016). Área de interesse e atuação: Estudos da Tradução, com ênfase em Tradução Comentada de obras literárias de autoria marginalizada e nos Estudos Feministas e Queer da Tradução.

Trecho da tradução

— Porquê sois tão tristes?

— Porque não me amais. E eu adoro-vos …. — dizia ele, tentando segurar a minha mão e beijar meus dedos.

Rechaçava-o sempre. Ele sentia uma dor sincera, não isento dalguma ingenuidade infantil. Era como uma criança à qual negassem uma coisa prometida e devida: era como se lhe estivessem cometendo uma cruel injustiça. (Texto completo para download, 391KB)

Como citar esta tradução

SERAO, Matilde. L’imperfetto Amante (Nino Stresa). Tradução, prefácio e notas: Giorgio Buonsante. Acácia – revista de tradução, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 259-291, ISSN 2595-3915. Disponível em: <http://www.revista-acacia.com.br/2019/01/matilde-serao>.

www.000webhost.com