HOWARD PHILLIPS LOVECRAFT – The Very Old Folk; The Tree; The Descendant

Howard Phillips Lovecraft

Howard Phillips Lovecraft (1890—1937), mais conhecido por H. P. Lovecraft, foi um escritor americano que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. Lovecraft originou o ciclo de histórias que, posteriormente, foram agrupadas no Cthulhu Mythos e o grimório fictício conhecido como Necronomicon. Lovecraft chamava seu princípio literário de “Cosmicismo” ou “Horror Cósmico”, pelo qual a vida é incompreensível ao ser humano e o universo é infinitamente hostil aos seus interesses.

Sobre o texto

Os três textos traduzidos compartilham a característica de tratarem do mundo greco-romano. O primeiro texto, The Very Old Folk, tem como pano de fundo a repressão de rituais antigos pelos romanos na Hispania Citerior durante o período do imperador Augusto. O segundo texto, intitulado The Tree, se passa em Tegea, Grécia, e conta a história de dois escultores amigos extremamente talentosos e que têm inclinações bastante diferentes. Por fim, o terceiro texto, The Descendant, se passa na Inglaterra, mas tem como personagem importante o descendente de um tribuno militar romano, que viveria num castelo construído junto à Muralha de Adriano. Este texto também dá destaque ao Necronomicon, importante livro na obra de Lovecraft.

Sobre o tradutor

Silvio Somer é estudante de doutorado no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, da UFSC, e desenvolve uma pesquisa em latim ligada ao uso da retórica em Tácito. E-mail: silvioletras@gmail.com.

Trecho da tradução

Neste ano, o horror era muitíssimo grande, pois as pessoas sabiam que a ira do povo muitíssimo antigo estava em Pompelo. Três meses antes, cinco dos pequenos negociantes estrábicos tinham descido das colinas e, numa briga no mercado, três deles haviam sido mortos. Os dois restantes haviam voltado sem palavras às suas montanhas—e neste outono nem um único aldeão havia desaparecido. Havia ameaça nesta imunidade. Não era do feitio do povo muitíssimo antigo poupar suas vítimas no sabá. Era bom demais para ser normal, e os aldeões estavam amedrontados. (Texto completo para download, 486KB)

Como citar esta tradução

LOVECRAFT, Howard Phillips. The Very Old Folk; The Tree; The Descendant. Tradução, prefácio e notas: Silvio Somer. Acácia – revista de tradução, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 132-173, 2019. ISSN 2595-3915. Disponível em: <//www.revista-acacia.com.br/2019/01/howard-phillips-lovecraft>.

www.000webhost.com