GUSTAVO ADOLFO BÉCQUER – El Rayo de Luna

Gustavo Adolfo Bécquer

 

Gustavo Adolfo Bécquer foi um poeta espanhol considerado um dos grandes representantes do romantismo castelhano. Teve uma vida breve: nasceu em Sevilha em 17 de fevereiro de 1836 e faleceu em Madri em 22 de dezembro de 1870. Sua obra literária reúne uma grande coletânea de poemas, publicados com o título Rimas, dois pequenos conjuntos de ensaios redigidos sob a forma epistolar, e diversas narrações fantásticas intituladas Lendas.

 

Sobre o texto

A prosa de Gustavo Adolfo Bécquer se destaca pela simplicidade de expressão e pela carga de sensibilidade. Suas lendas, um conjunto de narrações publicadas em jornais madrilenhos entre 1858 e 1864, recriam ambientes fantásticos envoltos em uma atmosfera sobrenatural e misteriosa. Na lenda El Rayo de Luna, publicada pela primeira vez em 13 de fevereiro de 1862, são retratados temas como o amor, o sonho que se mistura com loucura, a fantasia que compete com a realidade e, especialmente, a mulher intangível.

 

Sobre a tradutora

Maria Eduarda da Cunha Kretzer é licenciada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) e atualmente integra o corpo discente do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução na mesma instituição. Participa do projeto de pesquisa Núcleo Quevedo de Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro, onde pesquisa sobre o autor espanhol Francisco de Quevedo y Villegas e realiza traduções de suas obras. E-mail: mariaeduardackretzer@gmail.com.

 

Trecho da tradução

Eu não sei se isto é uma história que parece conto ou um conto que parece história; o que posso dizer é que no fundo há uma verdade, uma verdade muito triste, da qual, por acaso, serei eu um dos últimos a aproveitar-me, dadas minhas condições de imaginação.

Outro, com esta ideia, talvez tivesse feito um tomo de filosofia lacrimosa; eu escrevi esta lenda, que, aos que nada enxerguem nela, ao menos poderá entretê-los um pouco. (Texto completo para download, 482KB)

 

Como citar esta tradução

BÉCQUER, Gustavo Adolfo. El Rayo de Luna. Tradução, prefácio e notas: Maria Eduarda da Cunha Kretzer. Acácia – revista de tradução, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 241-274, 2018. ISSN 2595-3915. Disponível em: <http://www.revista-acacia.com.br/2018/02/gustavo-adolfo-becquer>.

 

 

 

 

www.000webhost.com