WILLIAM WYMARK JACOBS – The Monkey’s Paw

William Wymark Jacobs

 

William Wymark Jacobs, conhecido por W. W. Jacobs, foi um renomado escritor britânico de contos e romances. Nasceu em 1863 em Londres (Inglaterra), publicou seu primeiro conto em 1885 e faleceu em 1943. Atualmente, Jacobs é bastante celebrado por sua contribuição às histórias de terror, muito embora a maior parte de suas produções tenha tido outro tom. Suas principais publicações incluem, entre outras, os contos The Monkey’s Paw, The Toll House e Jerry Bundler.

 

Sobre o texto
The Monkey’s Paw foi um conto de terror sobrenatural publicado por W. W. Jacobs em sua obra The Lady of the Barge em 1902. Nessa história, uma pata de macaco mumificada serve como um talismã capaz de conceder três desejos, sempre acompanhados de consequências inesperadas. A história é um clássico na literatura de língua inglesa e suas influências podem ser encontradas em diversas obras posteriores.

 

Sobre os tradutores
O texto foi traduzido do inglês para o português brasileiro por Diego Napoleão Viana Azevedo e Larissa Ceres Rodrigues Lagos. Ambos são atualmente estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e possuem graduação em Licenciatura em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas.

 

Trecho da tradução

Do lado de fora, a noite estava fria e úmida, porém, na pequena sala de estar de Laburnam Villa, as cortinas estavam fechadas e o fogo ardia intensamente na lareira. Pai e filho jogavam xadrez; o primeiro, que tinha uma concepção do jogo envolvendo mudanças radicais, colocava o seu rei em situações arriscadas tão óbvias e desnecessárias que provocavam, inclusive, o comentário da velha senhora de cabelos brancos que tricotava placidamente junto à lareira.
“Ouçam o vento”, disse o Sr. White, que, percebendo um erro fatal tarde demais, estava, amavelmente, tentando fazer com que o seu filho não notasse o deslize.
“Estou ouvindo”, disse o filho, estudando sombriamente o tabuleiro conforme ele estendia a mão. “Xeque”. (Texto completo para download, 507 KB)

 

Como citar esta tradução
JACOBS, William Wymark. The Monkey’s Paw. Tradução, prefácio e notas: Diego Napoleão Viana Azevedo e Larissa Ceres Rodrigues Lagos. Acácia – revista de tradução, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 190-220, 2018. ISSN 2592-3915. Disponível em: <//www.revista-acacia.com.br/2018/01/william-wymark-jacobs>.

000webhost logo